Para se formar um bailarino são necessários no mínimo 8 (oito) anos de muito treino, muito suor e muita concentração. Os especialistas recomendam, por isso mesmo, que se comece o aprendizado ainda na infância, a partir dos 3 anos desde que sob estreita observação de profissionais. Um mau professor pode causar problemas futuros de postura, musculatura e articulações nos jovens em razão de exercícios incorretos.

Recomenda-se, também, que as mães fujam das escolas que quiserem enfiar sapatilhas de ponta em suas crianças com menos de 9 (nove) anos. É quase um crime contra o desenvolvimento das pernas delas.

O Studio Corpo e Dança - Ballet Cristiane Rabelo oferece os seguintes cursos:

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CURSO TÉCNICO EM DANÇA

O curso profissional técnico em dança é composto de 3 (três) módulos anuais com direito a diploma de Técnico em Dança. O diploma de conclusão do curso é reconhecido pelo Governo do Estado, habilitando em Profissional Técnico em Dança. Todas as etapas do desenvolvimento dos alunos são registrados, para que tenham oficialmente um histórico de sua vida escolar, podendo utilizá-lo sempre que necessário.

BALLET CLÁSSICO


O curso tem oito anos de duração. Normalmente o primeiro ano é cursado por crianças a partir de sete anos de idade. O ballet clássico dá uma excelente postura, muita elegância e delicadeza, além de desenvolver a musculatura e a flexibilidade.
O clássico é básico para as demais danças.

ROYAL ACADEMY OF DANCE - PREPARATÓRIO PARA EXAMES

A Royal Academy of Dance é a maior organização de treinamentode professores de Ballet Clássico e também de exames. Seu objetivo é desenvolver os mais altos níveis de ensino. O método Royal acredita na importância de cada estudante ter uma meta e o progresso é medido pelos Exames, abertos a todos os estudantes, oferecendo-lhes um desafio para demonstrarem o seu entendimento e conhecimento do trabalho.
Este método para exames (Syllabus) foi cuidadosamente elaborado.

BALLET DE REPERTÓRIO

Para nível intermediário e avançado. Repertório, do latim repertoriu, 'inventário', segundo o Aurélio, quer dizer, entre outras definições: conjunto das obras interpretadas por uma companhia teatral, por um ator, por uma orquestra, por um solista, etc. Em relação à Arte, mais do que sempre, repertório está ligado a perenidade, universalidade e atemporalidade. De uma forma ou de outra, mais próxima ou não da idéia que temos 'a priori' do que seja repertório, o certo é que, em relação à dança, a palavra está sempre associada a uma coleção de peças que reunidas a partir de determinados critérios formam o acervo de uma companhia. Clique aqui e conheça os principais Ballets de Repertório do mundo.

BABY-CLASS

Composto por crianças de 03 a 06 anos. Nesta faixa etária os movimentos de concentração da criança são cada vez mais prolongados, ela é muito ativa, gosta de correr e saltar. Com aulas de uma hora de duração é desenvolvido, através da música, o sentido do espaço, medida e atenção, observação e execução de movimentos. Desta maneira desenvolve-se de uma forma bem descontraída, a coordenação para a sua melhor interação com a vida e o seu cotidiano. O baby-class tem a finalidade de despertar o interesse pela dança e o ritmo para a prática do ballet.

JAZZ

O curso de jazz tem duração de aproximadamente quatro anos e é indicado para crianças a partir de sete anos de idade, mas o ideal é que a criança inicie primeiro o curso de ballet clássico. O jazz ajuda a pessoa a se desinibir, dá flexibilidade e fortalece a musculatura.

STREET DANCE

É um estilo mais agressivo de dançar. Executado com movimentos cheios de energia, intensidade e precisão, mescla as tendências do break, do funk e do ritmo batido e marcado do rap. Proporciona um bom condicionamento físico, ativa o sistema cardiovascular, funciona como terapia, melhora reflexos, postura, desenvolve a coordenação motora, aumenta a resistência muscular e reduz o percentual de gordura corporal. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

DANÇA PARA SENHORAS

O Studio Corpo e Dança oferece classes especiais para esta nova categoria de alunas.
Essas aulas, que evidentemente não formam profissionais, respeitam as limitações individuais, têm exercícios moderados e visam principalmente a correção da postura, alongamento e fortalecimento muscular do abdômen, glúteos e coxas. São 03 cursos distintos: Ballet Clássico, Jazz e Sapateado. Conheça os benefícios.

DANÇA DO VENTRE

Proporciona uma série de benefícios físicos, emocionais e espirituais. Ativa a circulação sanguínea, alonga e dá flexibilidade ao corpo, educa a postura. Resgata a feminilidade, promove o auto conhecimento permitindo o desbloqueio de sentimentos reprimidos. Dá harmonia e equilíbrio entre os chakras.Além de cuidar do seu corpo, a dança do ventre trabalha a desinibição, feminilidade e o equilíbrio dos chakras. Os movimentos são localizados, definidos e realizados em associação com as emoções, conferindo à mulher saúde, encanto e beleza. O curso é dividido em nível iniciante e avançado, sendo composto por : alongamento e condicionamento físico; expressão corporal e desenvolvimento de estilo próprio; primeiras noções e batismo; danças "folclóricas" e "sagradas" e história da Dança do Ventre.

ALONGAMENTO/RELAXAMENTO

É sabida atualmente a importância dos alongamentos musculares na prevenção e tratamento de doenças osteomusculares como tendinites, ciatalgias, bursites, fadiga muscular, assim como na postura corporal. Mantém os músculos flexíveis e ajuda a concretizar a atividade rigorosa sem tensões indevidas. Os alongamentos ajudam na prevenção de lesões. Todos podem fazer alongamentos, independente da idade ou flexibilidade. Associamos aos alongamentos técnicas de relaxamento, juntando assim os meios para tratar o cansaço físico e mental.

DANÇA DE SALÃO

É recomendado a pessoas de todas as idades, tamanho, raça, religião, enfim, não há discriminação para prática desta arte. A dança de salão está sendo realizada como método de terapia antiestressante, além de ser ótimo para a socialização , descontração e divertimento. Auxilia na recuperação de pessoas com tratamento psicológico. As aulas acontecem em grupos ou individualmente onde são ensinados os seguintes ritmos : forró, Gafieira, Bolero, Pagode, Salsa, Merengue, Rock (anos 60), Valsa, Chá-chá-chá, Tango e Zouk (lambada).

DANÇA CONTEMPORÂNEA

A marca da danca contemporanea é retratar o cotidiano atual, é uma integraçao. Ballet e danca contemporanea coexistem frequentemente numa mesma companhia e até numa mesma coreografia. No entanto, por dispensar muitas vezes as sapatilhas de ponta, e valorizar o uso do chao, a dança contemporanea preenche todos os espaços se ajustando ao nosso tempo real. O corpo comanda o movimento, tentando exprimir os sentimentos do ser humano de uma forma menos rígida que o ballet clássico, ou seja sem uso de posições e postura sempre ereta.

FLAMENCO

É uma excelente forma de extravasar pois exige movimento de todo o corpo ao mesmo tempo de formas diferentes. Suas coreografias são cercadas por mistério, repletas de significados. Caracteriza-se pela percussão dos pés, mãos e instrumentos.
Melhora os reflexos e a coordenação motora, além de auxiliar no conhecimento rítmico, musicalidade e leveza. O curso oferece conhecimento sobre a história da arte flamenca, sapateado flamenco, ritmo com palmas e pés, castanholas e outros materiais utilizados na dança e no baile flamenco.

SAPATEADO

É uma arte que vem sendo bastante difundida no Brasil, principalmente nas grandes capitais. Além de dança e arte, o sapateado é também um instrumento de percussão onde, com simples ou complexas batidas dos pés, executam-se sons e melodias rítmicas das mais variadas e ricas. É bastante versátil, trabalha-se em cima de todos os ritmos musicais sem nos prendermos a convenção do sapateado tradicional, ou seja, Jazz, Blues e alguns clássicos da música popular americana. Temos o Samba, a Bossa Nova, a MPB e a música latina bem próximos. O Sapateado é procurado pelas pessoas para distração e relaxamento, já que é uma dança que não tem limite de idade, sexo e nem exige muito esforço físico para iniciantes. As aulas de sapateado são muito descontraídas, ótimas para quem sofre de tensão.




A Escola - Cursos - Ensino Profissionalizante - Horários - Professores - Royal - Grupo - Fotos Corpo e Dança - Agenda - Prêmios
História da Dança - Ballets de Repertório - Grandes Nomes - Fotos dos Grandes Ballets - Dicas - Bastidores
Saúde do Bailarino - Técnica - Dicionário - Benefícios - Bolsas de Estudo

Tel.: (11) 2972.1073 / corpoedanca@corpoedanca.com.br
Rua Altinópolis, 333 - Água Fria - São Paulo - SP

Atualizado em junho/2008
Desenvolvido por RRR